1. (facil) [Solução] Faça um programa que leia dois números A e B e imprima o maior deles.
  2. (facil) [Solução] Faça um algoritmo que leia um número N e imprima “F1”, “F2” ou “F3”, conforme a condição:
    a. “F1”, se N <= 10
    b. “F2”, se N > 10 e N <= 100
    c. “F3”, se n > 100
  3. (moderado) [Solução] Uma empresa paga ao corretor uma comissão calculada de acordo com o valor de suas vendas. Se o valor da venda de um corretor for maior que R$ 50.000.00 a comissão será de 12% do valor vendido. Se o valor da venda do corretor estiver entre R$ 30.000.00 e R$ 50.000.00 (incluindo extremos) a comissão será de 9.5%. Em qualquer outro caso, a comissão será de 7%. Escreva um programa que calcule a comissão de um vendedor baseado no valor de suas vendas.
  4. (facil) Faça um programa que leia os valores A, B e C. Mostre uma mensagem que informe se a soma de A com B é menor, maior ou igual a C.
  5. (facil) [Solução] Escreva um programa que leia o GA e o GB de um aluno e calcule a média deste aluno. Caso o aluno esteja aprovado, mostre APROVADO. Caso contraio deve ser inforamada a nota do GC e verificado novamente se o aluno está aprovado ou não.
  6. (facil) [Solução] Faça um programa que leia dois números e indique se são iguais ou se são diferentes. Caso sejam diferentes mostre o maior e o menor (nesta sequência).
  7. (moderado) [Solução] Elaborar um programa que leia dois valores a e b e os escreva a mensagem: “São múltiplos” ou “Não são múltiplos”.
  8. (moderado) [Solução] Construa um programa que receba como entrada três valores inteiros e e os imprima em ordem crescente.
  9. (moderado) Faça um programa que leia um número inteiro e mostre uma mensagem indicando se este número é par ou ímpar e se é positivo ou negativo.
  10. (difícil) [Solução] Dados três valores X, Y e Z, verificar se eles podem ser os comprimentos dos lados de um triângulo, e se forem verificar se é um triângulo equilátero, isóscele ou escaleno. Se eles não formarem um triângulo, escrever uma mensagem. Antes da elaboração do programa, torna-se necessário a revisão de algumas propriedades e definições.
    Propriedade: o comprimento de cada lado de um triângulo é menor do que a soma dos comprimentos dos outros dois lados.
    Definição 1 - chama-se de triângulo equilátero o que tem os comprimentos dos três lados iguais;
    Definição 2 - chama-se de triângulo isóscele o triângulo que tem os comprimentos de dois lados iguais;
    Definição 3 - chama-se triângulo escaleno o triângulo que tem os comprimentos dos três lados diferentes.
  11. (fácil) Escreva um programa que leia um valor numérico do teclado entre zero e cinco e escreva-o no terminal na forma literal EX: Foi lido número 5 -> O programa deve mostrar: Cinco.
  12. (fácil) A partir do exercício anterior, pergunte ao usuário se deseja os numerais em inglês ou português.
  13. (fácil) Criar um programa que leia dois números inteiros, e que solicite ao usuário qual a operação deseja realizar entre esses números. Caso o usuário digitar o caractere “*” será realizada uma multiplicação, caso seja digitado o caractere “/” será realizada uma divisão, caso seja digitado o caractere “+” será realizado uma adição, e caso seja digitado o caractere “-” será realizada uma subtração. Mostre a operação e o resultado da mesma no fim do programa.
  14. (fácil) Elabore um programa que leia um número inteiro entre 1 e 12 e imprima o mês correspondente. Caso seja digitado um valor fora desse intervalo, deverá ser exibida uma mensagem informando que não existe mês com esse número.
  15. (fácil) Elabore um programa que leia um caractere e informe se é uma vogal, consoante ou número.
  16. (fácil) Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 67 anos. Faça um aplicativo que pergunte a idade de uma pessoa e diga se ela pode doar sangue ou não.
  17. (moderado) [Solução] Escreva um programa que pergunte o dia, mês e ano do aniversário de uma pessoa e diga se a data é válida ou não. Caso não seja, diga o motivo.
  18. (difícil) Implemente um programa que leia dois pontos 2D e informe qual dos dois está mais próximo da origem (0,0).
  19. (difícil) Implemente um jogo de pedra-papel-tesoura. O jogo deve imprimir vitória, empate ou derrota. (Desafio: Fazer o computador jogar)