- (facil) [Solução] Faça um programa que leia dois números A e B e imprima o maior deles.
- (facil) [Solução] Faça um algoritmo que leia um número N e imprima “F1”, “F2” ou “F3”, conforme a condição:
a. “F1”, se N <= 10
b. “F2”, se N > 10 e N <= 100
c. “F3”, se n > 100
- (moderado) [Solução] Uma empresa paga ao corretor uma comissão calculada de acordo com o valor de suas vendas. Se o valor da venda de um corretor for maior que R$ 50.000.00 a comissão será de 12% do valor vendido. Se o valor da venda do corretor estiver entre R$ 30.000.00 e R$ 50.000.00 (incluindo extremos) a comissão será de 9.5%. Em qualquer outro caso, a comissão será de 7%. Escreva um programa que calcule a comissão de um vendedor baseado no valor de suas vendas.
- (facil) Faça um programa que leia os valores A, B e C. Mostre uma mensagem que informe se a soma de A com B é menor, maior ou igual a C.
- (facil) [Solução] Escreva um programa que leia o GA e o GB de um aluno e calcule a média deste aluno. Caso o aluno esteja aprovado, mostre APROVADO. Caso contraio deve ser inforamada a nota do GC e verificado novamente se o aluno está aprovado ou não.
- (facil) [Solução] Faça um programa que leia dois números e indique se são iguais ou se são diferentes. Caso sejam diferentes mostre o maior e o menor (nesta sequência).
- (moderado) [Solução] Elaborar um programa que leia dois valores a e b e os escreva a mensagem: “São múltiplos” ou “Não são múltiplos”.
- (moderado) [Solução] Construa um programa que receba como entrada três valores inteiros e e os imprima em ordem crescente.
- (moderado) Faça um programa que leia um número inteiro e mostre uma mensagem indicando se este número é par ou ímpar e se é positivo ou negativo.
- (difícil) [Solução] Dados três valores X, Y e Z, verificar se eles podem ser os comprimentos dos lados de um triângulo, e se forem verificar se é um triângulo equilátero, isóscele ou escaleno. Se eles não formarem um triângulo, escrever uma mensagem.
Antes da elaboração do programa, torna-se necessário a revisão de algumas propriedades e definições.
Propriedade: o comprimento de cada lado de um triângulo é menor do que a soma dos comprimentos dos outros dois lados.
Definição 1 - chama-se de triângulo equilátero o que tem os comprimentos dos três lados iguais;
Definição 2 - chama-se de triângulo isóscele o triângulo que tem os comprimentos de dois lados iguais;
Definição 3 - chama-se triângulo escaleno o triângulo que tem os comprimentos dos três lados diferentes.
- (fácil) Escreva um programa que leia um valor numérico do teclado entre zero e cinco e escreva-o no terminal na forma literal EX: Foi lido número 5 -> O programa deve mostrar: Cinco.
- (fácil) A partir do exercício anterior, pergunte ao usuário se deseja os numerais em inglês ou português.
- (fácil) Criar um programa que leia dois números inteiros, e que solicite ao usuário qual a operação deseja realizar entre esses números. Caso o usuário digitar o caractere “*” será realizada uma multiplicação, caso seja digitado o caractere “/” será realizada uma divisão, caso seja digitado o caractere “+” será realizado uma adição, e caso seja digitado o caractere “-” será realizada uma subtração. Mostre a operação e o resultado da mesma no fim do programa.
- (fácil) Elabore um programa que leia um número inteiro entre 1 e 12 e imprima o mês correspondente. Caso seja digitado um valor fora desse intervalo, deverá ser exibida uma mensagem informando que não existe mês com esse número.
- (fácil) Elabore um programa que leia um caractere e informe se é uma vogal, consoante ou número.
- (fácil) Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 67 anos. Faça um aplicativo que pergunte a idade de uma pessoa e diga se ela pode doar sangue ou não.
- (moderado) [Solução] Escreva um programa que pergunte o dia, mês e ano do aniversário de uma pessoa e diga se a data é válida ou não. Caso não seja, diga o motivo.
- (difícil) Implemente um programa que leia dois pontos 2D e informe qual dos dois está mais próximo da origem (0,0).
- (difícil) Implemente um jogo de pedra-papel-tesoura. O jogo deve imprimir vitória, empate ou derrota. (Desafio: Fazer o computador jogar)